Comissão Própria de Avaliação – CPA

O QUE É A CPA

CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Na Faculdade FUTURA, ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A auto avaliação se apresenta como uma oportunidade para que a Faculdade aperfeiçoe sua atuação, planeje seu futuro, contribua para a tomada de decisões e envolva toda a comunidade interna e externa no aprimoramento de sua qualidade. É dentro desse contexto, e contando com a colaboração de seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e egressos que a CPA desenvolve suas ações.

Esse processo de auto-avaliação é de responsabilidade de cada instituição e deverá ser assegurada a mais ampla e efetiva participação da comunidade acadêmica nas discussões e estudos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas com a comunidade externa através de representantes próprios.

A auto-avaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados.

É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

Segundo a visão da CONAES, a auto-avaliação deverá ter um caráter educativo, de melhora e consolidação de uma cultura de avaliação dentro das instituições de ensino superior.

MISSÃO
Sua finalidade é conduzir e articular o processo de avaliação interna da Instituição, unidades acadêmicas, cursos de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa, extensão e responsabilidade social, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados da Instituição. Os resultados obtidos, mediante dados e informações prestadas por toda a comunidade acadêmica, permite detectar avanços e obstáculos, bem como subsidiar a reconstituição contínua da ação da Instituição promovendo atividades voltadas para a melhoria gradativa da qualidade de suas funções.

DIMENSÕES
A auto avaliação institucional é baseada nas 10 dimensões propostas pelo Sinaes:
1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional.

  1. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão.
  2. Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
  3. Comunicação com a sociedade.
  4. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho.
  5. Organização e gestão da instituição.
  6. Estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
  7. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
  8. Políticas de atendimento aos estudantes.
  9. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

COMPOSIÇÃO DO CPA

Coordenador – Claudio Juny Figueiredo

Corpo Docente – Jeziel Jordão e Suellen Danúbia da Silva

Corpo Discente – Cindy Dayane de Jesus Oliveira

Técnico Administrativo – Valdilene Costa e Sandra Roberto

Sociedade Civil Organizada –  Antonio Gomes da Silva Junior

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