Dúvidas – FAQ/Graduação EAD

ONDE LOCALIZO AS DISCIPLINAS PARA INICIAR O CURSO?

Na página inicial de sua plataforma, clique no campo > Disciplinas, desta forma aparecerão todas as disciplinas referentes ao semestre atual de seu curso. (lembrando que dependendo da quantidade de disciplinas, você poderá ter mais de uma página. Para mudar de página basta clicar na página 2). Para iniciar seus estudos, escolha a disciplina que deseja realizar e em seguida clique em > Iniciar disciplina. Desta forma, você será direcionado a página onde será possível visualizar as 8 aulas, que ficam disponíveis em uma aba do lado esquerdo da tela; Para visualizar os conteúdos de cada aula, clique no ícone ‘’+’’ e para minimizar os conteúdos clique no ícone ‘’–‘’. Ao selecionar o conteúdo que deseja abrir, sendo ele, apostila, artigos, questionários ou campos de envios de portfólios, será disponibilizado ao lado direito da tela, a opção para clicar e visualizar o conteúdo desejado. Observação: Para realizar o questionário, você deverá selecioná-lo, realizar a leitura do texto contendo as instruções, e quando desejar iniciá-lo, clique em confirmar o início. Observação: As disciplinas são liberadas automaticamente após a confirmação do pagamento da primeira mensalidade.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

O aluno deverá realizar 8 questionários de forma online, 3 portfólios e uma avaliação presencial no polo em cada disciplina. Essas atividades deverão ser realizadas até o 5º mês de estudos e a Avaliação presencial poderá ser realizada do 3º ao 5º mês no polo. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis no campo: DISCIPLINAS > RESULTADOS. O aluno poderá verificar a nota de todas as atividades no campo: ACADÊMICO > NOTAS.

Em cada disciplina são distribuídos 100 pontos ao longo do curso. A média necessária para aprovação é no mínimo 70 pontos. A distribuição de notas funciona da seguinte forma:

• 01 questionário do ENADE. 20 pontos.
• 08 questionários avaliativos, no valor de 5.0 pontos cada, totalizando 40 pontos.
• 01 avaliação presencial para cada disciplina com 20 questões, no valor de 40 pontos.

Observação: AVALIAÇÃO PRESENCIAL

As avaliações presenciais podem ser agendadas a partir do terceiro mês do período vigente e devem ser realizadas presencialmente no polo.

Portanto, para proceder ao agendamento das Avaliações, o aluno deverá entrar em contato com o polo mais próximo onde esteja vinculado para realizá-lo.

Observação: Para informações acerca do polo, o aluno deverá abrir um protocolo ao setor EXPANSÃO SUPORTE, solicitando as informações e verificação da ativação de um polo próximo a cidade do aluno.

AVALIAÇÃO FINAL

A avaliação final é uma avaliação de recuperação de notas quando o aluno não obtém média para aprovação (70 pontos) , portanto, somente pode ser feita após a realização de todas as outras avaliações e se necessário. A mesma deve ser realizada presencialmente no polo.

Portanto, para proceder ao agendamento das Avaliações, o aluno deverá entrar em contato com o polo mais próximo onde esteja vinculado para realizá-lo.

PRAZO PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES

Os períodos são compostos de seis meses, o aluno deve se atentar em concluir todas as atividades, inclusive as que devem ser enviadas para correção, até o quinto mês de curso, pois se necessário o aluno terá prazo antes de finalizar o período de realizar as avaliações de recuperação de notas ou correções de atividades.

INÍCIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Para dar início as atividades de estágio supervisionado OBRIGATÓRIO, o aluno deverá comparecer à escola ou Instituição de interesse, conforme graduação, mais próxima à região em que mora munido da carta de apresentação que está disponível no campo da disciplina. Deverá se apresentar como aluno do curso, se posicionando como estagiário.

Nesse momento, poderá ser combinado o horário em que o estágio será realizado, entre outras informações que dependem de cada instituição.

Feitos os combinados, o aluno deverá coletar os dados da instituição (razão social, CNPJ, responsável legal) de acordo com as orientações do manual, para que sejam preenchidos os termos de convênio e compromisso.

Os termos de Convênio e Compromisso estarão disponíveis na própria disciplina de Estágio, em um Anexo. O aluno deverá imprimi-los e preenchê-los.

ORIENTAÇÃO PARA ACG HORAS COMPLEMENTARES

As Atividades Acadêmicas Complementares deverão ser entregues no 8º período do curso, quando a disciplina será disponibilizada.

O manual de Atividades Complementares está disponível no portal do aluno no tópico SECRETARIA > GUIA INFORMATIVO> MANUAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES.

Para aceitá-la o aluno deverá ter sido aprovada em todas as disciplinas (exceto estágio e TCC) e estar com todos os documentos entregues.

Lembrando que somente serão aceitos certificados ou declarações com datas dentro do período do curso e com carga horária mínima de 5 horas.

Existem várias atividades que poderá realizar para conseguir as horas para as atividades complementares.

Existem várias empresas que oferecem cursos on-line de capacitação com certificado. Ex; Sebrae, Sesc e vários outros.

• ITEM VI Atividades culturais: mesmo a cidade da senhora sendo pequena tem vários acontecimentos na cidade e nas escolas que a senhora pode estar participando, é só solicitar declaração de participação.
• ITEM XI Leitura: a leitura também pode ser usada.
• ITEM XII Monitoria: A senhora pode prestar monitoria em uma escola.
• ITEM X Cursos extracurriculares: Cursos de capacitação e pós-graduação.

Informamos também que existem vários sites que ofertam cursos gratuitos online, como por exemplo: Fundação Bradesco, Fundação Getúlio Vargas, Veduca, Saberes (Senado Federal), SENAR, CIEE, SEBRAE, entre vários outros.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Todo semestre os alunos dos cursos de licenciatura terão uma disciplina prática, onde deverão realizar as atividades propostas nas aulas 03, 06 e 08 para correção, conforme orientações no campo da respectiva disciplina. Sendo essas atividades avaliativas da seguinte forma:

• Aula 03: 30 pontos – Aula 06: 30 pontos – Aula 08: 40 pontos.

PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO

Após o envio, os protocolos de atendimento serão respondidos em no máximo 02 dias úteis.

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O TCC (trabalho de conclusão de curso) é obrigatório e deverá ser enviado para a correção, 30 dias antes da finalização do curso, em formato DOC ou DOC.X(Word), através do campo de envio disponível dentro da disciplina. Dentro da disciplina consta disponível um manual contendo todas as orientações necessárias para a realização do trabalho. A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do mesmo. É de suma importância que não haja NENHUMA PENDÊNCIA PARA O ENVIO DO TCC, conforme especificado na 11º cláusula do contrato.

– O TCC poderá ser um artigo ou uma monografia.
– A metodologia de pesquisa poderá ser uma revisão bibliográfica ou uma pesquisa de campo (quantitativo/qualitativo).
– A escolha do tema é livre aos alunos desde que esteja em consonância com a área do curso. Poderá solicitar sugestões através de protocolo ao setor TCC.
– O texto será composto pelos elementos.

Para os artigos científicos: Capa, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 16 páginas, considerando do resumo até a conclusão.

Para as monografias: Deverão conter os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais como descritos no modelo e possuir mínimo de 35 páginas.

MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO

Para solicitar o Material Impresso, o aluno terá que acessar seu portal, abrir um PROTOCOLO DE ATENDIMENTO, direcionando esse ao setor MATERIAL DIDÁTICO, tendo um prazo de 02 dias úteis para atender sua solicitação, e um prazo de 07 dias confecção e envio. Após a solicitação será disponibilizado no AVA um boleto no valor de R$ 900,00 + taxa de Envio (Correios) (parcelado em até 3x no cartão de crédito ou 2x no boleto) assim que confirmado o pagamento o aluno conseguirá localizar no seu AVA o código de rastreio referente ao envio do Material Didático para acompanhamento. Lembrando que o material didático online é disponibilizado de forma gratuita no portal do(a) aluno(a). O material didático impresso será encaminhado por período iniciado pelo aluno.

DIPLOMA

Para conclusão do curso é necessário que o aluno tenha cumprido todos os requisitos solicitados pela Instituição. O discente não poderá possuir nenhuma pendência junto aos setores “Documentação” e “Central de Relacionamento”. Ter cumprido o tempo mínimo de curso e ter sido aprovado em todas avaliações, TCC, Estágio, Atividades Complementares.

Após cumprimentos das exigências citadas acima, o aluno deve encaminhar um PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ao setor de COMPLEMENTAÇÃO solicitando o seu DIPLOMA. A emissão do Documentação de conclusão será feita de 30 a 120 dias após deferimento da solicitação.

DECLARAÇÃO DE CURSANDO

A disponibilização da declaração de cursando é concedida ao aluno automaticamente de forma gratuita diretamente no seu AVA – Ambiente Virtual do Aluno – na opção “Documentos/Emissão de documentos”. Para que a mesma seja emitida o aluno deve ter encaminhado e ter sido deferida toda documentação exigida no ato da matrícula.

DOCUMENTAÇÕES

Toda a documentação deve ser encaminhada através do AVA no campo DOCUMENTOS, cada documento deve ser anexado em seu campo em formato PDF, os documentos que possuem uma ou mais páginas deverão ser juntados em um único arquivo.
Documentos necessários para curso de Graduação:

• 1 foto 3×4
• Certidão de nascimento/casamento
• Título de eleitor
• Certificado de reservista (para homens)
• RG (não aceita CNH)
• CPF
• Histórico de conclusão do ensino médio (autenticado)
• Certificado de conclusão do ensino médio (autenticado)
• Comprovante de residência
• RG e CPF do representante legal – caso o aluno seja menor
• Contrato de prestação de serviços educacionais e anexos
• Requerimento de matrícula

EMENTA

Possibilitando ao aluno se inteirar sobre o conteúdo estudado no decorrer do curso, o mesmo poderá solicitar a ementa individual (por disciplina) ou ementa completa (todas as disciplinas) através de protocolo no portal do aluno, desde que não haja pendências. O envio é realizado em até 5 dias úteis.

HISTÓRICO

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente ao aluno no final do curso. Caso o aluno deseje o HISTÓRICO PARCIAL durante o curso o mesmo deve ser solicitado através de PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ao setor de DECLARAÇÃO e selecionar a solicitação HISTÓRICO PARCIAL, caso não haja pendências o histórico será encaminhado em até 05 dias úteis.

CONVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS

Para solicitação de análise para convalidação de disciplinas, o aluno deverá seguir as instruções contidas em nosso regulamento.

Consulte aqui o regulamento.

O regulamento está disponível em sua plataforma de estudos em: acadêmico > secretaria.

Ou acesse o site grupofaveni.com.br > clique em O Grupo > Regulamento e promoções.

A solicitação deverá ser realizada através do protocolo, para o setor “Convalidação Graduação/ Tecnólogo”.

O QUE É O MATERIAL INTERATIVO?

O material interativo contém o mesmo conteúdo da apostila em PDF, porém o intuito deste material, é proporcionar ao aluno uma aprendizagem de forma interativa e dinâmica. As atividades que contém dentro deste material não são avaliativas, são apenas para ajudar na aprendizagem e memorização do conteúdo.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM OS TUTORES PARA ATENDIMENTO?

Disponibilizamos dentro do próprio portal do aluno, campos de comunicação, que são: chat online e campo de protocolos. Além dos campos citados, o aluno também poderá nos contatar através do número: 0800 590 5000. Os tutores ficam disponíveis para atendimentos de segunda a sexta-feira de 08:00hrs às 21:45hrs e aos sábados das 08:00hrs às 18:00hrs.

TROCA DE CURSO

A solicitação de TROCA DE CURSO deverá ser realizada através de PROTOCOLO DE ATENDIMENTO, para isso o aluno deve acessar o AVA e abrir a solicitação “TROCA DE CURSO” para o setor de SAC. O protocolo será respondido em até 05 dias úteis, orientamos ao aluno que ao criar o protocolo informe a nomenclatura do curso matriculado e a nomenclatura e carga horária do curso desejado, para agilidade no atendimento da solicitação.

TRANCAMENTO DE CURSO

A solicitação de trancamento do curso deve ser realizada através de PROTOCOLO DE ATENDIMENTO, para isso o aluno deve acessar o AVA e abrir uma solicitação para o setor de SAC. O protocolo será respondido em até 05 dias úteis, as mensalidades serão canceladas a partir da data de solicitação do aluno. Ressaltamos ao aluno que terá um prazo de 90 dias para regresso no curso, ou caso contrário o mesmo será cancelado automaticamente por desistência.

CANCELAMENTO DE CURSO

A solicitação de CANCELAMENTO do curso deve ser realizada através de PROTOCOLO DE ATENDIMENTO, para isso o aluno deve acessar o AVA e abrir a solicitação “CANCELAMENTO DE CURSO” para o setor de SAC. O protocolo será respondido em até 05 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação do(a) aluno(a), as mensalidades serão canceladas a partir da data de solicitação do aluno.

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